Planejamento

O planejamento de compras anuais é feito pela DIA no mês de janeiro do ano em exercício e enviado a todos os servidores, para que possam se programar de acordo com a necessidade de cada setor. O planejamento diz respeito às compras recorrentes que devem ser feitas pelo campus e de compras esporádicas que possam surgir, conforme a demanda.


Para acessar a programação de compras para o ano de 2021, clique aqui.


PGC 2021


Paralelamente aos lançamentos que devem ser feitos em nossos sistemas internos, é preciso fazer os lançamentos, no ano anterior, sobre as compras a serem realizadas no ano seguinte, no sistema PGC – Planejamento e Gerenciamento de Contratações. O sistema é controlado pelo Ministério da Economia junto ao site de Compras Governamentais. Normalmente, no mês de maio faz-se o lançamento das compras a serem realizadas no ano seguinte.

Para acessar o PGC de 2021, que foi lançado em 2020, clique aqui.


PGC 2022


Sobre o PGC 2022, o lançamento está disponibilizado até o dia 07/05/2021, conforme comunicação da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento. O lançamento se refere a itens que pretendem ser adquiridos durante o exercício de 2022.


Neste ano, temos algumas novidades:


1. Marcação do item com a Flag “Orçto”: a marcação com “sim” deverá ser usada apenas no lançamento de contratos em andamento. O Serviço de Gestão de Contratos da UFV (DGI) centralizará, mais uma vez, os contratos de serviços continuados da UFV. Sendo assim, as demais unidades devem marcar “não”.

2. Os itens de estoque serão lançados exclusivamente pelos respectivos Almoxarifados em cada campi (DMT-CAV; SMD-CAF; e SMT-CRP).

3. Os itens de TI (registro de preços) serão lançados exclusivamente pelas unidades de  Tecnologias da Informação e Comunicação  (DTI-CAV e CRP; STI-CAF).


Lembramos que:


1. Utilizamos como base para preenchimento desse planejamento a Matriz de Distribuição Orçamentária da UFV, referente ao ano corrente (Matriz 2021).

2. O acesso ao PGC é realizado por meio do link, acesso com número de CPF e senha (a mesma do Sigac). 

3. Caso apresente problema de cadastro/ senha, favor encaminhar e-mail para dfinanc@ufv.br com nome completo do servidor, e-mail e número de CPF.


Solicitamos que os itens sejam lançados até o dia 7 de maio de 2021 (sexta-feira), para posterior aprovação pela Unidade de Compra (DMT).


Importante:


Destacamos que este procedimento de planejamento foi instituído pela Instrução Normativa 01/2019, do Ministério da Economia e permite a elaboração do Plano Anual de Contratações, que será usado, entre outros, como base para a construção de Registros de Preços, assim como para o aperfeiçoamento da governança e gestão das contratações e uso estratégico das compras públicas, possibilitando mais eficiência dos resultados institucionais e do uso dos recursos públicos.


Salientamos, ainda, que este procedimento não elimina a obrigatoriedade, dos setores responsáveis, de realizar as devidas solicitações via Sistema Integrado de Materiais (SIM) ou Sistema de Demandas (SIMPLUS), conforme a rotina já adotada na UFV, para que a Diretoria de Material possa dar prosseguimento aos processos licitatórios.


Para mais informações, favor acessar a página da Diretoria de Material (DMT): https://www.dmt.ufv.br/planejamento-de-compras/